A estratégia do 2º dia é irmos aos castelos mais afastado e retornando a Tours gradivamente. O primeiro castelo que iremos e o de Chambord, abre as 09:00 hs (faremos o possível para estar lá assim que abrir) e fica a aproximadamente 70 km do hotel - trajeto de 1h e 30min.
Chambord é conhecido por ser o mais e mais prestigioso dos Castelos da renascença francesa, localizado no coração de uma floresta abundante em caça, o palácio em terras úmidas. Para compreendermos o tamanho da grandiosidade dessa região o Vale do Loire é considerado patrimônio mundial pela Unesco.
Encontrei uma reportagem sobre o vale do Loire do Globo Repórter que detalha bem o local, seu início é sobre Chambord.
O valor da entrada é 11 euros e o estacionamento é de 4 euros/dia e as indicações para visitação são: sala de audiovisual (filme de apresentação), escada das duas revoluções, apartamentos do Francisco I e Luis XV, arcos esculpidos no 2º andar, terraço e térreo norte.
Quanto ao tempo que ficaremos em Chambord é uma média de 2-3 horas, caso seja mais extenso iremos "enxugar" ou não visitar algum dos castelos do restante do roteiro.
Nossa próxima atração será o castelo de Cheverny que fica a aproximadamente 18 km de Chambord (bem próximo), um castelo pequeno em relação ao anterior e a Chenonceau, mas tem todo o Charme da França, além de ter servido de inspiração ao desenhista Belga das aventuras de Tintim. É considerado o castelo mais bem mobiliado do Loire e reflete a primeira metade do século XVII, no estilo de Luís XII, com tapeçarias e grandes pinturas.
É um château de propriedade privada e é um dos únicos da França que pertence aos mesmos donos há mais de dois séculos e ainda é habitado por eles.
De Abril a novembro é possível conhecer os jardins do castelo com auxílio do carro elétrico (carro de golfe) ou por um passeio de barco, que seria um diferencial dos outros passeios. A entrada + passeio sai por 14,70 euros, somente o castelo é 9 euros, confira no site oficial.
Com mais 28 km chegaremos em nosso último castelo no Vale: Chaumont, que pertenceu a Catarina de Médicis - viúva de Henrique II. Oferece uma das mais belas vistas do rio real, ocupa 30 hectares e acolhe mais de 38.500 pessoas/ano.O espaço reúne o castelo, seu haras e parque paisagístico.
O horário de funcionamento é de 10:00 às 17:00 em novembro, mas o último acesso é as 16:15, o valor da entrada é de 10,50 euros(site).
Para retornarmos à Tours nos restarão apenas 43 km e curtiremos a nossa última noite na nossa cidade base no Vale e na França!