sábado, 28 de junho de 2014

VALE DO LOIRE EM DOIS DIAS - DIA 2

A estratégia do 2º dia é irmos aos castelos mais afastado e retornando a Tours gradivamente. O primeiro castelo que iremos e o de Chambord, abre as 09:00 hs (faremos o possível para estar lá assim que abrir) e fica a aproximadamente 70 km do hotel - trajeto de 1h e 30min.



Chambord é conhecido por ser o mais e mais prestigioso dos Castelos da renascença francesa, localizado no coração de uma floresta abundante em caça, o palácio em terras úmidas. Para compreendermos o tamanho da grandiosidade dessa região o Vale do Loire é considerado patrimônio mundial pela Unesco. 

Encontrei uma reportagem sobre o vale do Loire do Globo Repórter que detalha bem o local, seu início é sobre Chambord.

O valor da entrada é 11 euros e o estacionamento é de 4 euros/dia e as indicações para visitação são: sala de audiovisual (filme de apresentação), escada das duas revoluções, apartamentos do Francisco I e Luis XV, arcos esculpidos no 2º andar, terraço e térreo norte.

Quanto ao tempo que ficaremos em Chambord é uma média de 2-3 horas, caso seja mais extenso iremos "enxugar" ou não visitar algum dos castelos do restante do roteiro.

Nossa próxima atração será o castelo de Cheverny que fica a aproximadamente 18 km de Chambord (bem próximo), um castelo pequeno em relação ao anterior e a Chenonceau, mas tem todo o Charme da França, além de ter servido de inspiração ao desenhista Belga das aventuras de Tintim. É considerado o castelo mais bem mobiliado do Loire e reflete a primeira metade do século XVII, no estilo de Luís XII, com tapeçarias e grandes pinturas.

É um château de propriedade privada e é um dos únicos da França que pertence aos mesmos donos há mais de dois séculos e ainda é habitado por eles.



De Abril a novembro é possível conhecer os jardins do castelo com auxílio do carro elétrico (carro de golfe) ou por um passeio de barco, que seria um diferencial dos outros passeios. A entrada + passeio sai por 14,70 euros, somente o castelo é 9 euros, confira no site oficial.

Com mais 28 km chegaremos em nosso último castelo no Vale: Chaumont, que pertenceu a Catarina de Médicis - viúva de Henrique II. Oferece uma das mais belas vistas do rio real, ocupa 30 hectares e acolhe mais de 38.500 pessoas/ano.O espaço reúne o castelo, seu haras e parque paisagístico.


O horário de funcionamento é de 10:00 às 17:00 em novembro, mas o último acesso é as 16:15, o valor da entrada é de 10,50 euros(site).

Para retornarmos à Tours nos restarão apenas 43 km e curtiremos a nossa última noite na nossa cidade base no Vale e na França!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

VALE DO LOIRE EM DOIS DIAS - DIA 1

Acredito que vamos começar nosso roteiro lá pelas 11:00 (até fazer check in no hotel, depois retirar o carro) sugiro almoçarmos no caminho ou um lanche rápido!

Como só vamos ter meio dia no 1º dia para explorar o Vale do Loire iremos aos castelos mais próximos e no 2º dia vamos aos mais distantes. Nossa primeira atração no Vale do Loire será o Castelo de Chenonceau (32 km do hotel).


O Castelo está localizado na Região Central do Vale, conhecido na história da França como o "castelos das Damas", foi construído em 1513 por Katharine Briconnet e sucessivamente embelezado por Diana de Politiers e Catarina de Medicis, tendo sido preservado dos rigores da revolução francesa por Madame Dupin. Foir propriedade da Coroa Francesa, depois residência real. Depois de Versalhes é o castelo mais visitado na França.


O castelo possuí uma excepcional coleção de pintura de grandes mestres: Murillo, Rubens, Nicolas Poussin, entre outros, como também uma seleção rara de tapeçarias de Flandres do século XVI. O horário de visitação é de 09:00 às 18:00 hs. A visita acompanha um folheto e acesso ao castelo, jardins e as galerias e custa 12,50 euros/pessoa. O ticket pode ser comprado pelo site do castelo.

Após o Château de Chenonceau caso ainda seja dia sugiro irmos ao Castelo de Amboise (19 km) bem próximo e dessa forma terminaremos o nosso dia conhecendo o castelo e a cidade.


Em 1560, o château foi palco da reação sangrenta contra a conspiração Amboise, em que 1.300 protestantes que haviam tramado sequestrar o jovem François II foram enforcados nas ameias. Depois disso a fortaleza abandonou o lugar.

A fortaleza medieval de Amboise cedeu lugar para uma residência real sob os reinos: Carlos VIII e Francisco I. Muitos eruditos e artistas se hospedaram junto à corte de Amboise por convite de seus soberanos, como Leonardo da Vinci (seus retos mortais estão na capela do castelo).

Caso tenhamos tempo, visitaremos o interior do castelo também - o valor da entrada é de 10,70 euros e seu horário de funcionamento é de 09:00hs as 17:30hs.

Cada vez que leio mais sobre o Vale do Loire fico mais vislumbrada com a história medieval e toda sua riqueza e imponência demonstrada hoje por esses Châteaus! Mais incrível é saber que vamos ver isso tudo bem de perto...

domingo, 15 de junho de 2014

CHEGANDO EM TOURS

Nosso 4º dia na França sairemos cedo de Paris rumo à Tours de trem e a média de viagem é de 2 horas. Fazendo a pesquisa pelo site da SNCF (operadora de trem na Fr), tendo como base uma sexta (pois a passagem para novembro ainda não está disponível para consulta) com saída às 07:38 o valor é de 15 euros (very cheap).

Tours será a nossa cidade base para visitação do Vale do Loire e encontra-se a 240 km de Paris. É uma cidade de arte e de história, além de base devemos também explorá-la afinal ocupa um lugar importante na história francesa, apesar dos bombardeios nos tempos de guerra, o centro histórico de Tours ficou intacto e o centro antigo está repleto de casas medievais de estrutura de madeira e antigas torres de pedra.


Outra importante atração de Tours é a catedral Saint Gatien e é uma mistura de estilos de seus 4 séculos de construção e sua iluminação através de vitrais do século XVIII. O horário de funcionamento é de 09:00 às 19:00 (fica apenas 1 km de distância do hotel).


Chegaremos pela estação de trem "Tours" há outra estação St. Pierre que fica a 3km de distância, mais próxima do nosso hotel é a Gare de Tours. O hotel reservado é o "Ibis Tours Centre Gare" que fica a 400 metros da estação, facilitando nosso deslocamento. As reservas para duas noites saíram por  R$ 265,88 por casal! Um preço bem em conta.

Vamos alugar um carro para explorar o Vale, já que transporte é meio complicado nessa região. Serão 2 carros (4 pessoas em cada) para dois dias! O que está triste é a entrega do carro que está prevista para ser no domingo. E como todos aconselham: alugaremos o carro ainda no Brasil, pois alugar na hora perderemos muito tempo e corremos o risco de não encontrar os carros mais acessíveis. Na Hertz a locação na sexta para devolução no sábado a noite está saindo por 65,00 euros (como disse no domingo está fechada) - fica a apenas 400 metros da estação. Também fiz a pesquisa pela estação Saint Pierre (há mais locadoras lá) e pela Europcar na mesma condição está saindo por R$ 276,00.

No próximo post escreverei sobre os castelos medievais do Vale do Loire escolhido juntamente com a ordem de visitação e todos os detalhes de sempre...


domingo, 1 de junho de 2014

ROTEIRO EM PARIS - 3º DIA

Nosso terceiro dia em Paris começaremos com o Palácio de Versalhes que fica a 23 km a sudoeste de Paris. Construído no reinado de Luis XIV, foi projetado para abrigar 20 mil cortesões, além do palácio criou 100 hectares de jardins. A construção levou 50 anos.



O Palácio se divide em quatro partes principais - o palácio em si, os extensos jardins e dois châteaux menores usados como casas de hóspedes reais. O destaque principal é o salão dos espelhos, onde dezessete espelhos gigantes ficam diante de janelas altas.


Para irmos à Versalhes como a distância é maior vamos comprar MOBILIS - um passe diário ilimitado por 6,60 euros, pegaremos o RER C (C5) e o nosso destino final será a estação Versailles - Rive Gauche, cerca de 30 minutos de viagem e para chegar até o palácio da estação são mais uns 10 minutos de caminhada, sendo o caminho bem sinalizado. A frequência dessa linha é de cerca de 20 minutos entre uma saída e outra. Vamos sair da estação Saint-Michel Notre Dame.

O horário de funcionamento do palácio é de 09:00 às 17:30 h na baixa temporada e de 09:00 às 18:30 h em alta. A entrada somente no palácio é de 15 euros (site para compra online) e o melhor horário para visita é assim quando abre às 09:00 h!

De volta à Paris, caso seja antes das 15:00 h- sugiro o Jardim de Luxemburgo que é bem próximo ao hotel (700 m) e como será a nossa última noite na cidade luz - final da tarde na Torre Eiffel (site com os horários do pôr do sol). A previsão é para 17:21 h  - os horários dos ingressos normalmente são em 30 min e para poupar filas é possível a compra pelo site oficial, até o topo está custando 15 euros.

Bem cedo pela manhã deixaremos Paris, mas continuaremos em terras francesas  - TOURS - para conhecer o Vale do Loire (região dos Castelos)!