domingo, 13 de julho de 2014

ROTEIRO EM LUCERNA - TARDE

Após a nossa ida ao monte Pilatus, poderemos contemplar um pouco da cidade de dia e comprar os nossos chocolates!!! Como já disse no post anterior a cidade é bem pequena e dá para conhecer os pontos turísticos a pé.

Lucerna tem sua localização privilegiada as margens do lago Lucerna e é marcada por suas ruas estreitas e floridas com abundância de prédios históricos. Um dos primeiros pontos que podemos visitar assim que sairmos na estação é a ponte da capela ou em sua língua original Kapellbrucke, constitui a peça central da paisagem urbana, sendo considerada uma das pontes mais antigas da Europa. No interior encontram-se 112 pinturas do século XVII.


Outro lugar de Lucerna é a capela Hofkirche, com suas duas torres pontudas, também representam a cidade. Considerada uma das igrejas mais valiosas da época do renascimento alemão.


Teremos também a oportunidade de conhecer as muralhas ao redor da cidade que foi construída em 1331 para proteger a cidade, a muralha Museggmauer está praticamente intacta. São 9 torres e três delas estão abertas para visitação.



E para completar nosso passeio de vez, vamos às compras de chocolates nas lojas beira rio ou nos principais supermercados da Suiça (são mais baratos): COOP ou MIGROS, eles fecham às 20:45hs, vamos ficar espertos! Ao lado do hotel há um supermercado, mas não sei qual é (vamos descobrir)....


Dos chocolates suiços os mais famosos são o Lindt (the best), mas há também a marca Cailler (a mais antiga que agora pertence a Nestlé), a Toblerone e as marcas próprias. A barra do Lindt sai por 2 francos suiços...nada comparado aos 13 reais aqui no Brasil....

Mas honestamente vou registrar que Lucerna é uma cidade com pouca opção de pesquisa na internet, até agora foi a única que não foi coberta totalmente pelo google maps em suas fotografias :( - então foi a única que não consegui ter uma noção de suas ruas, de quanto mesmo o hotel é distante andando a pé...enfim! Prometo que quando voltar farei vários posts sobre Lucerna, com altas fotos!

E agora vamos para nosso próximo e último país: Itália! Mamma Mia! ;)

sábado, 12 de julho de 2014

ROTEIRO EM LUCERNA - MONTE PILATUS

Em nosso roteiro estaremos em nossa última semana em terra e será uma segunda, teremos esse dia inteiro para explorar a linda cidade de Lucerna, mas esse post separei exclusivamente parar falar sobre o Monte Pilatus.

É bom acordarmos bem cedo para tomar um café e logo em seguida irmos para estação de trem de lucerna (direto no centro de informações turísticas) e comprar o passe para o Monte Pilatus.


Essa foto nos dá uma pequena dimensão do que é o monte Pilatus que faz parte dos alpes suiços, mas sinceramente deve ser muito mais ao vivo! Diz a lenda que o monte tem esse nome porque Pôncio Pilatos foi enterrado no alto dela. Outra história conhecida é que em 1619 foi escrito não se sabe por quem que um dragão brilhoso e com asas habitava no alto do monte. Hoje o símbolo do monte é um dragão.


O monte tem 2.132 metros o que possibilita ter uma bela visão de Lucerna. Para chegarmos ao topo da montanha podemos optar pela ticket "silver round trip" que faz o seguinte percuso: Lucerna - Kriens - Pilatus - Alpnachstad (não consigo nem ler esse nome em alemão, estamos perdidos...) - Lucerna. 

Existem duas formas de chegar a partir de Lucerna: ônibus+bondinho ou trem/barco+trem alpino. Acredito que a melhor forma será irmos de bondinho e voltarmos com trem (melhor deixar o barco só para o cruzeiro).


Esse blog informa bem direitinho todos os detalhes da subida ao monte, vale a pena conferir!

Agora um detalhe sobre o trem: é o mais íngreme do mundo com 45 graus inclinação. Deve ser quase a mesma sensação de subir na montanha russa! rs


O monte Pilatos é a nossa única esperança de ver neve (assim como na foto 2), mas ainda será novembro e vamos ver no que isso vai dar, mas por enquanto a única certeza é a temperatura baixa: média de 1-7 graus, o lugar mais frio com certeza!

O horário de funcionamento pode ser conferido no próprio site do Monte Pilatus. Mas já tem subida a partir das 08:00 hs. O preço é de $ 84,89 dólares ou 76,40 francos suíços (a Suíça não está na zona do euro). É um pouco caro o passeio, mas sem dúvida totalmente diferente de tudo que já fizemos em nossas vidas, vale muito a pena!

Há restaurante lá em cima, caso o preço não seja exorbitante podemos almoçar e depois descer para conhecer um pouco mais de Lucerna....



sexta-feira, 11 de julho de 2014

Chegando na Suiça!

Estaremos em nosso 8º dia de viagem - já teremos visitado dois países e nossa próxima cidade base será Lucerna na Suiça. O nosso maior problema será o deslocamento de Tours (França)-Lucerna (Suiça), como será em um domingo a frota de trem é reduzida. A compra das passagens só está disponível com 90 dias, mas na verdade mesmo em minhas pesquisas são com 60 dias.

Em pesquisa pela passagem de trem na raileurope a saída é as 09:19 e a chegada às 17:05 - com 2 conexões (Paris e Basel), infelizmente acredito que será uma das passagem mais caras por volta de 130 euros. No site da sncf (companhia francesa), os valores estão um pouco mais em conta - em média 100 euros.

Resumo da ópera: vamos gastar todo domingo de dia para chegar em Lucerna e alguns euros ($$$), mas acredito que será o lugar mais diferente de todos os países escolhidos. A beleza é única e Lucerna tem como característica uma cidade com tudo que toda Suíça oferece em um só lugar: beleza natural, turismo, Alpes, história e muito mais....

Lucerna é uma cidade de porte médio para os padrões nacionais, com aprox. 60 mil habitantes, de língua alemã (tomara que entendam o meu inglês...kkk), localizada na parte "central" do país, emoldura por belas montanhas e às margens do rio Reuss e banhada pelo lago Lucerna.


Quanto a hospedagem na Suiça tudo é caro! Mas nada que um bom hotel ibis não nos salve! Fica bem próximo da estação  - Ibis Budget Luzern - sua reserva antecipada direto do site está saindo por R$ 363,00 por duas diárias (não dá para comparar o hotel ibis de Tours que 2 dias saiu por 260 reais), mas se olharmos para o lugar só conseguiríamos albergues nesse preço( e olhe lá). 

Como relatei acima vamos chegar no final da tarde de um domingo (praticamente não vai ter nada aberto), sugiro explorar a cidade a pé (tudo muito próximo) e "caçamos" algum lugar para comer, lembrando que até o supermercado fecha nos domingos e só reabre na segunda 8:00 (vamos ter guardar a ansiedade para comer um chocolate suíço por mais um dia).


Na beira rio há muitos restaurantes aproveitamos a nossa 1º caminhada e apreciamos logo a comida suíça, mas isso já é assunto para um próximo tópico....