terça-feira, 27 de maio de 2014

ROTEIRO EM PARIS - 2º DIA

Toda vez que começo a montar o roteiro do dia penso: "3 dias em Paris é pouco", mas vamos tentar aproveitar cada segundo!

Iremos começar o dia no museu do Louvre que possui um dos maiores e mais importantes acervos de arte do mundo - mais de 35 mil obras. Funciona diariamente de 9h as 18h(com execeção da 3º) - a entrada custa 13,60 euros, dá para comprá-lo pelo site da FNAC (site para compra de ingressos) para evitar o desperdício de tempo em filas.

Agora falando do Louvre em si ele é gigantesco e nem se gastássemos 1 semana só com ele acredito que não conheceríamos tudo, mas como já foi pontuado não temos muito tempo, então vamos ficar pela manhã ou até no máximo até às 14:00 h para conhecermos outras atrações de Paris! O complexo do museu foi originalmente um pavilhão de caça do século XII, mais tarde tornou-se uma residência real e foi aprimorado e ampliado por uma sucessão de governantes.

Das obras que não podem deixar de ser vistas estão inclusas: Mona Lisa, A rendeira, O escravo, Vênus de Milo e A vitória alada de samotrácia. O museu é dividido em 3 alas e os seguintes departamentos:

1-Antiguidade Oriental
2- Egito
3- Gregos, e truscos e romanos
4- Arte Islã
5- Esculturas
6- Objetos de Arte
7- Pinturas
8 - Artes Gráficas

Consulte mapas do museu.

Após sairmos do museu (temos que lembrar de levar aquela baguete para não morremos de fome) rs...vamos seguir pelo Jardin des Tuileries (em frente ao museu) e ao final do jardim encontramos a Place de La Concorde e Assemblée Nationale,  e após estaremos na mais famosa avenida de Paris: Champs-Elysées (71 metros de largura e quase 2km de extensão) e ao seu final encontraremos o Arco do Triunfo.


Para retornamos depois dessa maratona (que exagero...rs) devemos voltar de trem combinando: RER A e RER B (troca na estação Chatelet-les-Halles). Cada passagem sai em média 1,70 euros, mas há a opção de combinar 10 passagens( Carnet 10 Voyages) que sai por 13,30 euros (1,30), como o nome já diz é um carnê com todos os tickets e pode ser usado por mais de uma pessoa.


Depois de retornamos ao Hotel, sugiro curtir a noite por lá mesmo no Quartier Latin...

domingo, 25 de maio de 2014

HOSPEDAGEM EM PARIS

Paris está dividida por arrondissements de 1- 20, mas a questão era: Qual melhor lugar para ficar com o preço acessível? Os melhores lugares para ficar é o "centro" onde estão localizadas a maioria das atrações. Classificando por arrondissementes  são os de nº de 1-6, mas há pessoas que classificam em uma boa zona de 1-8.



A rede hoteleira em Paris é vasta e os preços são caros até mesmo para uma hospedagem simples e econômica. Outro ponto que sempre pesquiso ao escolher o hotel é a localização, estar próximos aos pontos de visitação é fundamental, otimizando tempo de deslocamento como também o gasto com o mesmo. Além de segurança ser fundamental no histórico do bairro para a escolha, ainda verifico a classificação do hotel nos sites de busca.

Reservamos o nosso hotel no Quartier-Latin (arrondis 5), a duas quadras do Rio Sena e da Ilê de La Cittê, próximo ao Phanteon e do Jardim de Luxemburgo (800 m) e a apenas 1 km do museu do Louvre. Acredito que utilizaremos pouco o sistema de transporte em Paris e ativaremos bem a "viação canela", dessa forma aproveitaremos cada esquina da cidade luz.

O nome do hotel é Marignan e para reduzir os nossos custos iremos ficar em quartos para 4 pessoas, sendo que conseguimos um com banheiro privativo (444 euros) e outro com banheiro coletivo (356 euros), as diárias tem café da manhã incluso para 3 diárias. Dessa forma o valor por diária da suíte com banheiro sairá por 74 euros/casal (ainda um preço bom se considerarmos a média de Paris). Como já foi relatado acima já nos antecipamos e fizemos a reserva, e mesmo assim quase não conseguimos os quartos - com 6 meses de antecedência.

 

ROTEIRO EM PARIS - 1º DIA

Vamos chegar em Paris no dia 04 (terça) de novembro por volta das 12:00 hs (mudanças de planos) no aeroporto Charlles de Gaulle, uma boa opção e praticamente o mesmo preço do trem para o transfer é o parishuttle que são vans com capacidade de até 8 pessoas o que encaixa exatamente com o perfil do nosso grupo! Dessa forma o custo será de 13 euros p/pessoa.

Outra opção é o TREM (RER B) que sai de dentro do aeroporto por 9,10 euros, entretanto vamos ter que descer na estação Chatelet-Les Halles e andar 1,6 km ou pegar o metro M4 e andar mais duas quadras(estaremos com nossas malas).

Eu opto pela primeira opção, principalmente por que vamos apenas chegar a Paris pelo Aeroporto, já que depois vamos de trem ao Vale do Loire.

Vamos direto para hotel e logo após o check in iremos almoçar por lá mesmo às margens do Rio Sena! Nosso primeiro destino será a Île de la Citê (600 metros do hotel), pequena ilha no rio Sena, com formato de barco que narra em cada detalhe a história de Paris. A ilha tem conexão a Paris por meio de várias pontes, entretanto iremos passar pela Ponte de l'Archevêché, conhecida pelos cadeados do "amor", diz a lenda que ao fechar o cadeado com o nome do casal gravado(ou alguma identificação), logo após deve-se jogar a chave no rio, onde ninguém mais poderá separar o casal (só uma dica: leve o cadeado, pois lá é muito caro).

Na ilha está localizada a catedral gótica Notre-Dame que foi finalizada em 1345 demorando 150 anos para ser concluída. Em certa epóca foi totalmente abandona e graças a "O Corcunda de Notre Dame",  foi reformada no Reinado de Napoleão III. A entrada é gratuita, mas o acesso as torres é pago (8,50 euros), com uma vista fantástica de Paris.


Próximo ponto de visitação será a igreja Saint Chapelle, a apenas 400 m de Notre-Dame, conhecida como umas das mais belas de Paris - capela de vitrais reluzentes e marcada pela fusão de arte e religião. Foi construída em 1248.

O último ponto que vamos passar na Ilha será "a conciergerie" uma das construções imponentes da epóca medieval, originalmente era uma residencia e foi transformada em uma prisão entre os anos de 1391-1914.


E como todo e bom brasileiro, sugiro irmos pelo rio Senna caminhando até a Torre Eiffel e nos deliciar com a bela vista do monumento construído por Gustave Eiffel, após ganhar o a concurso para projeto de uma torre de 300 m que seria a principal atração da Exposição Centenária em 1889. Foi durante quatro décadas a construção mais alta do mundo.

Vamos contemplá-la no período da noite e curtir a torre piscar a cada hora! Aproveitaremos para comer alguma coisa por lá mesmo. Iremos subir no 2º dia no entardecer (dessa forma veremos Paris do alto de dia e de noite).



quinta-feira, 1 de maio de 2014

Características gerais de BARCELONA

1) DADOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
País que Pertence: Espanha
Moeda: Euro
Comunidade Autônoma: Catalunha
Província: Barcelona 
Data de Fundação:
 final do século I a.C
Gentílico: 
barcelonês
População: 
1,59 milhões de habitantes (2007)
Área (em km²): 
91,4
Densidade Demográfica (habitantes por km²):
 17.451
Altitude: 9 metros 
Administração: dividida em 10 distritos 
Principais Atividades Econômicas: indústria, turismo, comércio, finanças e construção civil
Temperatura média anual: 15 °C
Clima: mediterrâneo úmido
Índice Pluviométrico anual: 600 mm
Língua Oficial: Espanhol
Eletricidade: 230 v (pode ser utilizados aparelhos bi-volts).

2) IMIGRAÇÃO E VISTOS

Cidadãos brasileiros não precisam de vistos para entrar na Espanha, caso a estádia não ultrapasse a 90 dias, entretanto pode ser exigido os seguintes documentos:

- Passaporte com validade mínima de 3 meses.
- Passagem nominal, com data de ida e volta.
- Comprovação de meios econômicos: 64,53 euros por dia, com num mínimo equivalente 580,77 por pessoa.
- Comprovante de hospedagem para o período total de permanência.
- Seguro saúde obrigatório de no mínimo com cobertura de 30.000 euros.

2) COMIDAS TÍPICAS DE BARCELONA

Um dos pratos mais típicos e conhecidos por brasileiros é a Paella. Composto por Arroz, azeite, alçafrão e frutos do mar.

Como o meu forte é doce: creme catalana, uma das mais tradicionais da culinária catalã! Composto de leite, gemas, açúcar e amido.

Uma outra especiaria de Barcelona é PA AMB TOMÀQUET, que nada mais é que o "pão com tomate", pode ser uma ótima opção como lanche!


3) ONDE COMPRAR EM BARCELONA

A Europa não é a "rainha do bom preço", entretanto do preço europeu, Barcelona é um dos melhores lugares para as compras.

Na Passeig de Gracia encontram-se as grandes marcas internacionais, mas também há marcas espanholas como: Zara, Mango, Bershka, que são opções mais econômicas. 

A Portal de l'Angel é uma popular rua comercial com uma grande variedade de lojas. Aqui podem encontrar-se várias lojas de roupas, lojas de calçado, lojas e boutiques de designer. 

A Carrer de Pelai é a rua mais popular de compras em Barcelona, onde enfileiram-se unidade das grandes redes espanholas boas e baratas (Zara, Blanco, Stradivarius, etc), e também uma série de sapatarias multimarcas em conta (Teodoro Sampaio). Na parte "alta" das Ramblas, você encontra uma H&M (loja de roupas e acessórios), desigual e uma loja da Nike. Na esquina com a plaça Catalunya tem a Sephora uma grande loja de cosmésticos. A Pelai está bem próxima ao hotel, apenas 1,5 km.