sábado, 23 de agosto de 2014

CHEGANDO EM ROMA

Após nossa breve passagem por Veneza chegaremos em Roma na quarta à noite. O percusso Veneza-Roma dura aproximadamente 3h:45 min de "trem bala" e a passagem custa 29 euros pelo site da trenitalia - operadora Ferroviária Italiana; a concorrente raileurope está o mesmo preço até aparecerem as taxas administrativas, que somadas totalizam 44 euros ( diferença que expressa quase R$ 50,00 por pessoa)! Ah e mais uma boa notícia, as passagens já aparecem no site de busca para novembro!!!- (essa semana ninguém me segura, rs), na verdade as passagens promocionais acabam muito rápido e elas ainda estão disponíveis em todos os horários, então hurry up (corra)!

Chegaremos pela Estação Termini (uma das principais em Roma) e nosso hotel fica aproximadamente 1 km, como é bem perto podemos pegar um táxi e pelo taximetro o cálculo é aproximado de 5 euros, ou então  de ônibus, pelo site da ATAC é possível identificar todas as rotas de acordo com o destino. Os preços das passagens de ônibus são de acordo com o ticket escolhido - o mais barato é o de 1,50 euros que é válido por 100 minutos e nesse tempo, pode trocar de meio de transporte, sem ter que pagar um novo ticket.

Outra dica importante: tem que comprar o ticket antes de entrar no ônibus em máquinas espalhadas na cidade e quando for validá-lo em um ônibus entrar sempre pela porta traseira (só é validadado uma única vez - na primeira utilização) e nas outras vezes pode embarcar tanto pela porta traseira quanto a dianteira. Ah outro recado importante é que não é preciso mostrar o bilhete para o motorista - apenas entrar e sentar no ônibus (que coisa, não?) e só é necessário a apresentação do mesmo em caso de fiscal e é melhor não dar uma de esperto, pois a multa é de 50 euros.


O blog Para Viagem tem uma matéria completa sobre como se locomover em Roma, note a figura acima mostra como é a sinalização dos pontos de ônibus em Roma, a placa mostra todos os ônibus que passam naquele ponto com seu respectivo trajeto.


Quanto a hospedagem o hotel escolhido foi o esposizione, localizado na via Nazionale - próximo a Fontana di Trevi (900 m), coliseu (1,2 km) e Phateon (1,4km) - enfim está localizado na região histórica. O valor da diária foi de R$ 172,17 para casal sem café da manhã e a reserva foi feita pelo site hoteis.com.

Vamos chegar tarde (por volta das 20:00), então sugiro apenas fazermos nosso check in no hotel e sairmos pelas proximidades para arrumar algo para comer e aproveitarmos para visitar alguns pontos a noite, como a Fontana di Trevi (mesmo estando em reforma, afff) ou outros que esbarramos durante o percurso!



segunda-feira, 18 de agosto de 2014

ROTEIRO EM VENEZA

Ai Veneza, doce Veneza (desde criança me imagino pelas suas ruas e em seu canal)! Chegaremos na terça a tarde e infelizmente iremos embora na quarta a tarde! Mas enfim, vamos tentar aproveitar ao máximo nossas 24 horas na "cidade das pontes" ou qualquer um dos inúmeros apelidos da cidade...

O percusso de trem de Lucerna-Veneza dura aproximadamente 7 horas e não é direto, pelas minhas pesquisas tanto na SBB ou na Raileurope há pelo menos uma conexão em Milão. O preço também não é um dos mais baratos...


O hotel escolhido em Veneza foi devido a sua localização - "belle epoque" localizado próximo a estação Santa Lúcia, a pouco metros para facilitar o nosso deslocamento, já que Veneza tem várias pontes com degraus, ruas difíceis de locomoção com malas e ainda nossa passagem será muito breve para ficarmos perdidos procurando o hotel...rs!

Chegaremos por volta das 16:00 hs, então temos a primeira missão, aproveitar o pôr do sol na Piazza San Marco, mas vamos ter que ser rápidos a praça fica a 2km do hotel, acredito que o jeito mais rápido de chegarmos será o Vaporetto - o bilhete simples custa 7 euros por 60 min (eu acho bem caro), vale mais a pena comprar o passe para 24 horas que custa 20 euros (24 horas).

A praça São Marcos é a atração principal de Veneza e é adornada por várias atrações: Basílica San Marco, Palácio Ducale e a Torre do Campanário.

Falando um pouco mais sobre a Basílica é considerada "obra prima da arte Bizantina". O estilo bizantino teve seu apogeu no século VI d.c é uma mistura entre elementos da Arte greco-romana e a oriental. De acordo com o site oficial o horário de visitação da Basílica é de 09:45/17:00, portanto acredito que ela será a programação para a quarta-feira, vale a pena visitar seu interior que é único! De acordo com o site veneto inside, a entrada na Basílica custa 2 euros (finalmente uma entrada chip).



Depois de alguns cliques e observar a linda praça e dar uma esticada na ponte dos suspiros, vamos nos perder na "night" em Veneza....kkkk! Na verdade, vamos é nos deliciar em nossa primeira noite de comida italiana e apreciar o vinho!

Na quarta vamos levantar cedo, afinal só teremos até as 14:00...Vamos caminhar e admirar Veneza saindo de onde ficaremos hospedados (Cannaregio) em direção ao bairro San Polo, passando primeiro na Basílica de Santa Gloriosa dei Frari (apenas por fora) - (distância 800 m), depois seguimos a Ponte Rialto - a ponte mais famosa de Veneza (ilustrada na foto 1), mais 950 m.

Enfim, estamos nos novamente em direção a Piazza San Marco(mais 500 m), que como disse não dará tempo de visitá-la no dia anterior, seu horário de abertura é as 9:45, vamos tentar literalmente "abrir" a Igreja! E em nossa volta vamos tentar andar de gôndula, afinal é o grande símbolo da cidade, mas só se estiver ao nosso alcance $$$, caso contrário fico bem satisfeita em voltar para hotel de Vaporetto!

Enfim nossa breve estadia vai se encerrando....ah quanto a lembrancinhas a rua do nosso hotel é cheia de barraquinhas e lojinhas, então qualquer tempinho pela manhã ou na volta aproveitamos, ok? Infelizmente essa será a nossa rota mais corrida de todas! Dessa forma terei uma desculpa para voltar à Veneza! Nosso próximo destino: ROMA!